Bem Vindo

linguas Diversos

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Informações Curiosas

Informações Curiosas


 
 O que são calorias ?

Quem está disposto a emagrecer, antes de pensar em qualquer outra coisa, começa a contar as calorias. Esses números passam a fazer parte do dia-a-dia, seja numa fatia de bolo ou mesmo a cada garfada do almoço.

Mas, o que são as calorias?

Calorias são a quantidade de energia que cada alimento possui, e que será utilizado pelo corpo para todas as funções, como digestão, respiração, prática de exercícios...
Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades.
Os alimentos gordurosos, por exemplo, carnes gordas e lacticínios, são os que mais contêm calorias. Já os carboidratos, são os que possuem as calorias mais fáceis de serem absorvidas, metabolizadas, e são fontes de energia muito boas.


As calorias realmente engordam?

As calorias só começam a pesar na balança se você ingerir mais calorias do que gasta. As calorias (ou energia) dos alimentos, poderão ser queimadas ou armazenadas no corpo em forma de gordura - é aí que você engorda. Contudo, se você tiver uma dieta balanceada, será mais fácil controlar o seu peso, afinal, qualquer atividade ajuda a queimar calorias. E não estou falando apenas em suar a camisa na academia - o trabalho, o estudo e outras atividades rotineiras ajudam a acabar com as calorias extras.


Quanto precisamos consumir por dia

As necessidades energéticas de cada indivíduo depende de diversos fatores, como idade, sexo, altura, peso, atividade física dentre outros. "Um homem que trabalha em mineração, durante 8 horas necessita aproximadamente 4800 cal diárias, enquanto que um homem na mesma idade e constituição física, com trabalho leve de auxiliar de escritório, necessitaria de aproximadamente 2500 cal diárias", compara a nutricionista Alda Bernardinelli.

A verdade, é que os homens são privilegiados quando falamos em calorias, pois eles consomem mais energia do que as mulheres, mesmo fazendo as mesmas atividades. Isso acontece porque eles apresentam mais massa muscular. Com isso, precisam gastar mais energia para que o seu organismo funcione A mulher gasta menos energia porque possui mais células adiposas que armazenam o calor, precisando, assim, de menos energia para manter seu organismo em funcionamento.

Para saber quantas calorias você precisa consumir diariamente, é preciso consultar um nutricionista, que lhe dará uma dieta personalizada. Afinal, cada pessoa tem uma necessidade diferente para a manutenção do seu bem estar físico e mental.

Equipe JM
Fonte(s) : http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=466